Desta vez, trago pra Estante do CDF duas coleções de Química de autores bastante consagrados: Ricardo Feltre e Martha Reis.
Ricardo Feltre é ninguém menos que o fundador da Editora Moderna, mas parece que se aposentou do ofício de autor de livros didáticos. Depois de mais de quarenta anos de labuta, é uma aposentadoria mais que merecida! A edição que disponibilizo aqui é a última lançada, e já esgotada na editora e nas livrarias.
Infelizmente, os autores didáticos brasileiros não têm o hábito dos americanos, que costumam, nas últimas edições de suas obras, incorporar coautores que ficarão encarregados das futuras edições, depois que os autores originais se afastarem. É assim, por exemplo, que o livro Biologia de Campbell já teve várias edições depois que o autor original, Neil Campbell, faleceu, tendo sua colaboradora Jane Reece à frente do projeto. E ela mesma já se aposentou, deixando a outros a responsabilidade de continuar o legado de Campbell (e dela também).
Já Martha Reis ainda está em plena atividade como autora. Ela já publicou outras obras pela Editora FTD, tanto como única autora quanto em parceria com outros autores. Professores e estudantes, inclusive, preferem essas obras mais antigas à mais recente, publicada pela Editora Ática. A versão que disponibilizo aqui é a primeira edição desta nova “fase” da autora; as antigas edições, da FTD, ainda não encontrei em PDF.
“Qual é a melhor?”, você talvez pergunte. Nenhuma, eu respondo. Na verdade, são complementares. A coleção do Feltre trata mais de teoria e exercícios de uma maneira mais tradicional e rigorosa. A coleção da Reis contextualiza muito melhor os conteúdos na história, no cotidiano e no noticiário, e propõe muitas experiências caseiras ao expor a teoria. Mas claro, isso se faz ao custo de menor aprofundamento teórico e exercícios mais simplificados. Então, se você tiver tempo, estude pelas duas, primeiro pela Martha Reis, depois pelo Ricardo Feltre. Já se você só puder estudar uma só coleção, prefira a do Ricardo.
Somente se você for prestar vestibular para cursos concorridos da área médica ou de química propriamente, você precisará ir além dessas coleções. Em especial, os candidatos ao IME e ao ITA usam livros de Química do Ensino Médio apenas para o que chamam de “embasamento”; o “aprofundamento” eles fazem com livros de graduação mesmo. (Falarei mais disso numa futura postagem.)
Bons estudos!
Olá serjão, boa tarde!
Essa nova edição do feltre (2008) difere em quê a edição anterior (2004)? Acha que quem estuda pela mais antiga está em desvantagem em termos de conteúdo, ou muda quase nada?
CurtirCurtir
Boa noite! Muda quase nada.
CurtirCurtir
Olá Serjão, Boa Tarde!
Dizem Que a Química do Ricardo Feltre carece de alguns assuntos, mas poderia me dizer que assuntos são esses? Pretendo complementá-los com a a coleção do Tito e Canto, acha uma boa ideia?
CurtirCurtir
Não falta nenhum assunto importante, para o nível de ensino a que de destina (Ensino Médio).
É ótimo você usar duas coleções. Sugiro que você comece Tito e Canto depois que você terminar pelo menos o primeiro livro do Feltre. Assim você vai revisar e aprofundar os conteúdos quando começar a esquecê-los.
CurtirCurtir
Serjão, desculpe o incômodo novamente, mas voce já teve contato com a coleção “completamente Química ” da Martha Reis? Se sim, o que achou?
CurtirCurtir
Incômodo nenhum, João! Adquiri essa coleção recentemente, mas ainda não pude examiná‐la a fundo. Do que eu vi, tem muitos textos de contextualização do conhecimento no cotidiano e na tecnologia, e propostas de experiências fáceis de fazer, o que certamente são elementos motivadores do aprendizado. Mas a teoria propriamente e os exercícios, eu ainda não sei se são do mesmo nível que as outras coleções que eu indico aqui.
CurtirCurtir
Pingback: Guia do CDF ‒ Livros da OpenStax na Estante do CDF
Você já chegou a dar uma olhada na antiga coleção do Ricardo Feltre com o falecido Setsuo Yoshinaga? É uma coleção de 4 livros! Quimica Geral, Atomistica, Fisico-Quimica e Quimica Organica.
CurtirCurtir
Eu tenho essa coleção impressa, Miguel. Em PDF, só encontrei o Volume 2, “Atomística”. E eu não arriscaria danificar os meus exemplares escaneando eles.
CurtirCurtir
Eu também tenho ela impressa, comprei esses dias pois foi a coleção de química mais barata que encontrei, ai peço sua opinião, acha que foi uma boa compra? Martha Reis e Feltre atual esta fora de questão orçamentaria, ai vi essa coleção antiga, por um preço bom e não existe em pdf, ai arrisquei a comprar ela.
CurtirCurtir
Sim, ela é ótima, em termos de conteúdo teórico e exercícios. Mas a nomenclatura de alguns compostos químicos mudou de lá pra cá. Então, você vai precisar fazer ao menos uma revisão com uma coleção mais atual.
A propósito, você sabe que os links nesta postagem são pra versões em PDF das coleções mencionadas, não? Pra você usar enquanto não tem condições financeiras de comprar os livros impressos.
CurtirCurtir
Boa tarde , serjão.Comprei , por indicação do Nerckie, do canal vestibulandia,um livro chamado “química a ciência global” do autor Arilson Martino, e achei bem interessante. Creio que seria bom se você desse uma olhada
CurtirCurtir
Obrigado pela dica, João! Vou conferir sim.
CurtirCurtir
Boa noite, Serjão. Já venho estudando química pela 4ª edição, 2006, do tito e canto. Percebi que essa que você disponibilizou possui alguns conteúdos a mais. Devo trocar de coleção ou essa esta que possuo já é suficiente?
CurtirCurtir
Boa noite, HJ. Depende de em que ponto da coleção você está. Se você estiver no começo, troque, que você só tem a ganhar. Mas se você já estiver perto da metade, ou já passou da metade, pode ser melhor você terminar a edição que você já está estudando. Depois você pega esta que eu disponibilizei para, ao mesmo tempo, fazer uma renda visão geral e aprofundar os conteúdos.
CurtirCurtir